Para alcançar o padrão de beleza imposto pela mídia, o mercado
disponibiliza diversos recursos. Produtos cosméticos, clínicas especializadas, procedimentos
cirúrgicos, salões de beleza, academias e espaços na mídia ilustram o universo
criado para atender a eterna busca pela perfeição. Não importa o sexo ou a
classe social, sempre há uma solução sob medida, para atender a demanda cada
vez mais crescente.
Essa indústria movimenta bilhões de dólares anualmente. O Brasil em
2009, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), teve uma receita de R$ 24,9 bilhões. No mesmo ano, pesquisa do Ibope apontou o País como o segundo no ranking mundial das cirurgias
plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. São mais de 1,7 mil
procedimentos realizados por dia.
São investimentos elevados que ainda podem causar danos à saúde. Alguns consumidores que tentam alcançar esse
padrão, muitas vezes inatingível, pagam um preço muito alto. Fatores como
reações alérgicas, rejeições, erros médicos, automedicação, abusos de
exercícios físicos e má alimentação, vitimam inúmeras pessoas todo ano,
causando danos permanentes à saúde, sequelas físicas e em alguns casos até a
morte.
Outro fator importante são os traumas que podem ser adquiridos por
alguns consumidores. Transtorno obsessivo compulsivo e outros distúrbios emocionais
aumentam as estatísticas das vítimas dessa prática. Situação muito comum em
pessoas que vivem a eterna briga contra a balança, combatendo o ‘efeito
sanfona’ ou ainda nas que desenvolvem o quadro de anorexia, que atinge cerca de
20% dos adolescentes.
A frustração das pessoas gera um ciclo vicioso que alimenta o mercado. Nessa
busca frenética pela perfeição, as pessoas nunca estão satisfeitas. Há sempre
algo a ser melhorado, modelado, evidenciado ou ocultado. E essa rotina que hoje
atinge tanto as mulheres quanto os homens, mantem um crescimento médio anual de
10 a 15% desse mercado e faz com que o espelho reflita principalmente o sorriso
dessa indústria.
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